sábado, 27 de novembro de 2010

Sugestão de avaliação para Berçário


Queridas Educadoras

      Atendendo a alguns pedidos resolvi postar uma sugestão de avaliação que fiz na minha turminha, ela não é um modelo, serve apenas de inspiração aos professores de alunos da faixa etária de 1 a 2 anos de idade.
       Espero que sirva de norte para o trabalho, vale lembrar que cada criança é única e deve ser respeitada na sua individualidade. Para elaborar os pareceres descritivos dos meus alunos, faço anotações do desenvolvimento das crianças. 
Obs: O nome da aluna foi modificado para que não seja revelada a sua identidade.
Em breve colocarei pareceres de outras faixas etárias e também do 2º semestre.
Espero que ajude!!!

Parecer Descritivo – 1° semestre /2010
Alice
Alice é uma menina muito sorridente, meiga e carinhosa. Está sempre fazendo carinhas para chamar a atenção das professoras, repete as ações que agradam as pessoas, como carinha de brava ou de faceira. Gosta que festejem suas brincadeiras, ficando bastante alegre.
É seu primeiro ano na escola, iniciou sua adaptação no dia 05 de abril. Nos primeiros dias chorou um pouco, só parava de chorar no colo. Depois, aos poucos foi se soltando e explorando a sala de aula, gostava de ficar no sofá feito com caixas de leite e de brincar em frente ao espelho, nesse período ainda não caminhava sozinha, mas engatinhava com muita habilidade. Aos poucos foi ficando mais confiante, ficava em pé sozinha, caminhava apoiada em objetos e ensaiava alguns passinhos e hoje já caminha por todos os espaços da escola com muita segurança e aos poucos vai adquirindo um maior equilíbrio.
Demonstra gostar muito de estar na escola, está adaptada ao ambiente escolar, sempre se despede de seus pais com alegria. Apesar de ter ficado afastada por um período da escola, por motivo de saúde, o seu retorno foi bastante tranquilo. Na saída, adora quando seus avós vêm buscá-la, pois quando ouve o barulho da porta, já vai logo ver quem é.
No refeitório, alimenta-se utilizando a colher, está aprendendo a comer sozinha, porém as educadoras a auxiliam durante o almoço, geralmente come pouco, mas notamos que esse momento é muito prazeroso para ela. Alice fica na escola só meio turno, e sua família disse que ela come quando chega em sua casa. No lanche já come as frutas com as mãos.
Na sala de aula gosta de brincar de esconde-esconde, ouvir música e dançar, brincar em frente ao espelho, de brinquedos que produzem som e também de dar comidinha para as bonecas. Participa das atividades nas mesinhas, como: manusear argila, massinha de modelar, folhear livros e revistas, rasgar e amassar papel, tendo contato com materiais bem diversificados.
Na hora do sono, dorme no colo, depois a colocamos no colchonete, seu tempo de sono é curto, porém agora que está caminhando e gastando mais energia, tem dormido um pouco mais.
No pátio aprecia tomar um solzinho com as professoras e com os colegas, caminhar explorando todos os espaços, geralmente brinca de imitar um carro, caminha esticando os braços, fazendo barulho com a boca.
Está desenvolvendo sua fala, balbucia algumas sílabas, querendo conversar, até já fala algumas palavras como: mama, papa, vovô, bi (subir).
Alice, é muito bom para nós, educadoras do Berçário 2, acompanhar o seu desenvolvimento e poder compartilhar contigo esses momentos tão importantes da tua vida. Você é muito especial e carinhosa, temos certeza que continuará se desenvolvendo cada vez mais.      
  Professoras: Deisi, Naira, Paula.

7 comentários:

Rosária Mendes disse...

Olá minha linda, Obrigada pela visita ao Purple Life seja sempre bem vinda viu, amei conhecer seu bloguinho, é muito bonito de conteúdo estimulante. Parabéns! Aproveito pra lhe oferecer o prêmio blog Inspirador que esta na nossa sala de oferecidos, leve também nosso award viu bjs to te seguindo também!

evanirgarcia disse...

O desejo maior é que neste Natal,
a luz que guia o mundo possa também
clarear os seus sonhos,
que os anjos acampem ao
seu redor para sempre te
proteger, amparar nessa
longa caminhada da vida,
para que o caminho seja
repleto de flores e fruto
Um Domingo Anençoado.
Te Amo.Te AMo,Evanir
Vamos nos unir e orar
pela tão sonhada Paz.
www.fonte-amor.zip.net

luana disse...

Eu não sei muitas coisas mas sonho em um dia ser uma super dotadada na Ed infantil rsrsrsrs.

Rosangela Neves disse...

Boa tarde! Adorei O parecer descritivo que vc postou. Com ele pude me basear para fazer os dos meus alunos do berçário 1. Valeu pelas sugestões!
Bjs. Rosangela Neves

Anônimo disse...

obrigada pela publicaçao de seu parecer pois pude perceber que estou indo pelo caminho certo com meus alunos de berçario.

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa e muito obrigada pela colagoração e generosidade. Beijos

Anônimo disse...

amei sua avaliaçao, e muito bom ter uma educadora com toda esta experiencia e poder contar com este modelo de avaliaçao.cntiue a postar coisas interessantes.um forte abraço e feliz 2014.

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...