terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Mais uma sugestão de avaliação para Berçário

Como prometi, estou postando mais uma sugestão de avaliação para Berçário 2 (1 a 2 anos de idade).

        Essa é do segundo semestre.
        O nome da aluna foi modificado para que não seja revelada a sua idade.
        Espero que gostem e que sirva de inspiração. Lembrando sempre que cada criança é única e que deve ser respeitada a sua individualidade.

Parecer Descritivo – 2° semestre /2010
Melissa
Neste segundo semestre de 2010, Melissa demonstrou muitas aprendizagens e conquistas. Está cada vez mais esperta, participativa e curiosa. As habilidades adquiridas no primeiro semestre estão sendo aperfeiçoadas, está caminhando com mais desenvoltura, já tenta correr, sobe na poltrona, senta e levanta rapidamente, caminha muito bem com objetos nas mãos. Isso significa que já é capaz de coordenar os movimentos, mantendo o equilíbrio e dosando a força muscular necessária. Está desenvolvendo os movimentos de precisão, aqueles que consentem realizar tarefas como segurar um pequeno objeto, abrir uma caixa, colocar um cubo dentro do outro.
Com o aperfeiçoamento do seu caminhar, agora já começa a fazer muitas coisas por conta própria demonstrando uma maior autonomia, já escolhe os brinquedos que quer brincar e sacia a sua curiosidade com espaços e objetos ainda não descobertos. Um exemplo disso é o uso do penico, ela ainda não iniciou na escola o processo da retirada de fraldas, porém demonstra muita curiosidade com o penico, quer sentar-se nele como os outros colegas que já estão utilizando. Achamos tudo isso muito interessante e incentivamos para que ela sacie sua curiosidade manipulando o penico, brincando com ele, colocando a boneca e até sentando, pois temos um penico na sala de aula que só é utilizado para a brincadeira. Essa possibilidade de contato e manuseio do penico não deixa de ser o inicio do aprendizado da retirada das fraldas.
Melissa é bastante curiosa, e tem interesse por tudo aquilo que está ao seu redor, manipula os objetos, já reconhece alguns de seus pertences, está começando a tentar colocar os calçados, aprecia muito as atividades com tintas, giz de cera, argila, massinha de modelar, etc. Explora os materiais e aprende com eles.
Quanto ao desenvolvimento da linguagem, está ampliando o seu vocabulário, falando cada vez mais novas palavras, como: xixi, qué, mama, papa. Também diz o nome das  professoras. Está começando a juntar palavras, formando pequenas frases, como: “Mel qué, dá!”. Utiliza-se de gestos para fazer-se entender, movendo suas mãos. A aquisição da linguagem é um jogo divertido para ela, pois a cada conquista ela fica muito feliz, principalmente quando entendemos o que diz, e para encorajá-la, falamos bastante com ela, dizendo os nomes dos objetos que usa, das partes do corpo, cantamos músicas e contamos histórias, estimulando além da fala, a imaginação e o faz de conta.
Neste segundo semestre, a Melissa iniciou sua adaptação no turno da tarde, antes só ficava pela manhã na escola. Como ainda está se acostumando a ficar na escola por mais tempo, às vezes chora um pouco, porém logo se acalma e realiza as atividades normalmente.
Ela está explorando mais os espaços da escola como a pracinha e o pátio da sala, antes chorava quando íamos para outro local, fora da sala, agora vai mais tranquila, porém não gosta de ficar muito tempo, logo já quer voltar. Estamos proporcionando a ela novas possibilidades de espaços, para que interaja com outras pessoas e crianças, favorecendo a socialização e a integração.
No refeitório, está aprendendo a comer sozinha, utilizando a colher, ás vezes não come muito bem, outras come um pouco melhor, sempre uma das educadoras senta-se ao seu lado para incentivar a comer mais, notamos que prefere o arroz. No lanche está comendo melhor as frutas, prefere a maçã.
Na higiene dos dentes, ela aceita bem a intervenção das professoras na escovação. Estamos ensinando e estimulando os alunos para o uso adequado da escova de dentes.
Na hora do sono, dorme no colchonete. Agora está dormindo por mais tempo e tranquilamente.
Melissa é uma menina muito carinhosa e adora um colinho e nós educadoras temos muito carinho por ela, nos preocupamos com seu bem estar, com seu aprendizado e com seu desenvolvimento. Temos muito orgulho de termos sido suas primeiras professoras.
Melissa! Continue assim essa menina sorridente, alegre e carinhosa que és, temos muita certeza de que continuará se desenvolvendo cada vez mais!
Com carinho!
Professoras: Deisi, Naira e Paula.

Não esqueçam de comentar, se gostaram!

15 comentários:

ELIANE PERA disse...

amei amiga.parabéns

Arte na educação disse...

Eu amei hehehehe muito boa mesmo!!

Su... disse...

Deise, desejo a vocês um Natal de muita paz e muito amor. Um Ano Novo com muita energia para continuar esse trabalho maravilhoso que vocês realizam. Beijos e fiquem com Deus. Su www.criandojuntossu.blogspot.com

Rosária Mendes disse...

Amiga tem selinho de natal pra vc lá no blog passa lá e escolhe os eu ou leva todos bjs!

rita garcia disse...

oi colega achei ótimo,mas queria saber se vc poderia me ajudar com o berçario I. OBRIGADA.

Anônimo disse...

parabéns por favor continue nos ajudando.Um abração

Anônimo disse...

eu amei sou professora do bercario e estou fazendo as avaliacoes dos meus pequenos

Anônimo disse...

copiei!!! adorei!!! obrigada. bjs.

Ana Paula disse...

Ola amiga, sou professora de uma creche em SP e estou fazendo os relatorios das minhas crianças e vc me ajudou muito obrigada por compartilhar esse tesouro Paula

Anônimo disse...

EXCELENTE SEU PARECER! BEM SINTETIZADO.
PARABÉNS!

Claudete disse...

Parabéns, que Deus continue te abençoando!

Anônimo disse...

Parabéns, muito bom seu parecer.

DANIELA MEZONI disse...

adoreiiii me ajudou muitooo

Unknown disse...

Amei! Muito obrigada mesmo, aprendi bastante.

jaci disse...

Gostei muito !Parabéns fica com Deus.

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...