quinta-feira, 10 de março de 2011

Projeto Adaptação Berçário 2

Projeto:
Adaptação: colinho, carinho e muita diversão
Professora: Deisi V. Fernandes

Justificativa: Com o novo ano letivo que começa, dá-se início a readaptação dos alunos que já frequentavam a escola e também a adaptação dos alunos novos. São muitas as novidades: professoras, sala de aula, colegas novos, etc. E para fazermos desse período o mais agradável possível, pensamos em um projeto que reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho e paciência por parte das educadoras, sendo muito importante o entendimento sobre o que é adaptação e como se dá esse período de tantos desafios.

“Marcado por encontros e desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens”. (Luciana Wolker da Silva)

“Como adaptação e separação caminham juntas, o ingresso na escola tende a gerar ansiedade. Assim é importante que este período se organize de forma gradual, com pais orientados e seguros acerca do que esperam para os filhos que ingressam na escola, para que esse sentimento seja entendido, discutido e superado pelos envolvidos”. (Luciana Wolker da Silva)
Nesse sentido, consideramos importantíssima a parceria e a interação família/ escola para que haja a construção de laços saudáveis favoráveis a troca de vivências e ao pleno desenvolvimento da criança, sendo ela o principal sujeito da adaptação.
Sabemos que a confiança e a segurança dos pais vão sendo construídas à medida em que vão conhecendo as educadoras e o seu trabalho, por isso desejamos que esse período seja de muita parceria, compreensão, carinho e confiança.

Objetivos
1 Objetivos de ensino
  • Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
  • Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social;
  • Proporcionar atividades variadas realizando uma observação dos interesses e necessidades dos alunos para que sejam feitos os registros e diagnósticos de cada aluno;
  • Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos.
2 Objetivos de aprendizagem
·        Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação;
·        Desenvolver a autonomia durante as refeições e na escolha dos brinquedos que lhe agradam;
  • Interessar-se por leitura de histórias;
  • Apresentar procedimentos de contato com os livros;
  • Descobrir o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;
  • Desenvolver a linguagem oral e corporal;
  • Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, correr, saltar, etc.);
  • Realizar atividades que desenvolvam e estimulem a coordenação motora;
  • Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
  • Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;
  • Manusear diversos portadores de textos (revistas, encartes, livros de papel, de borracha e de pano, etc.);
  • Estimular a emissão de sons, balbucios e palavras cantando músicas, imitando os personagens das histórias, etc.;
  • Desenvolver a percepção visual e auditiva;
  • Desenvolver a motricidade fina e ampla;
  • Promover a integração família e escola;
  • Explorar materiais de formas geométricas (materiais de espuma e tapete das formas geométricas);
  • Conhecer a escola, seus espaços, as pessoas que trabalham nela, valorizando-a e reconhecendo-a como um lugar prazeroso e seguro.
 Conteúdos
1 Sócio Afetivo
·        Integração, socialização
·        Comunicação
·        Afetividade (vínculo)
·        Auto-estima
·         Autonomia

2 Música
  • Canções variadas
3 Movimento
  • Equilíbrio e coordenação:
- Arrastar-se
- Engatinhar
- Andar
- Rolar
- Correr
- Saltar

4 Artes Visuais
  • Exploração e manipulação de materiais: giz de quadro, canetões, tintas, etc.
  • Exploração de diferentes suportes gráficos: papel, papelão, jornal, revistas, parede, chão, etc.
5 Linguagem oral e escrita
  • Manuseio de diferentes tipos de portadores de textos.
  • Narração de histórias;
  • Estimulação da fala, sons e balbucios.
6. Natureza e sociedade
  • Conhecimento do corpo.
  • Manuseio de sucatas.
7. Matemática
  • Conhecer e explorar as formas geométricas.
Procedimentos/ Atividades
  • Histórias narradas.
  • Teatros de fantoches e dedoches.
  • Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
  • Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
  • Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
  • CD de músicas de vários ritmos.
  • DVD musical.
  • Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, salas de aula, etc.
  • Brinquedoteca e sala de leitura;
  • Atividades com tintas, pincel atômico, giz,etc.
  • Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas.
  • Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação.
  • Modelagem de argila e massinha de modelar caseira.
  • Explorar, brincar, subir, descer nos materiais de espuma (formas geométricas e túnel).
  • Culinárias.
  • Piquenique.
  • Brincar com fantasias.
Cronograma de Atividades
 Planilha I – Atividades semanais:

Avaliação
 Avaliação do aluno:
 Será realizada de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e individualidades de cada criança. Será feita uma avaliação da turma com base nos registros feitos ao longo do projeto, que fará parte do relatório avaliativo do semestre.


 Alguns momentos da readaptação
Alguns chorinhos...
Muitos colinhos...
Um consolo no balanço...
Um soninho na rede...
O  amigo pirulito...
Oba!!!!!! Brincadeiras!!!!!!
Opa!!!!!! Essa eu conheço!!!!!!

15 comentários:

Maria da Luz Borges disse...

Gosto muito de "passear" pelo seu blogue. Aprendo sempre alguma coisa!
Obrigado pela partilha
Luz

Deize disse...

Olá, estou visitando esse lindo blog e dizer para atualizar o link, (se quizer) porque o que estão usando eu retirei, abraços!!!

Cida disse...

Oi,gotei muito de visitar seu blog
adoro trabalhar com educação infantil.
aguardo novidades!

isabelaparecidasouzamachado disse...

gostaria de sujestoes mais detalhadas

Anônimo disse...

Ola meu nome é larissa adorei tudo isso sou professora do infantil II é uma experiencia e tanto primeira vez que fico com crianças de 2 ano ja dei aula mas foi pro Pre 3 na época é totalmente diferente vo confessa que eu estava um pouco perdida o que fazer com eles pois a professora que estava antes não elaborava nem uma atividade então terei que começar desde o começo e consegui depois que vi esse blog adorei...

Anônimo disse...

Oi,gostei muito das dicas.Vai ser a primeira vez que vou trabalhar,estou com um pouco de medo.Estou lendo muitas dicas.O que eu tenho que saber para o meu primeiro dia com os pequenos...

Anônimo disse...

gostei muito do seu blog. Parabéns pelo seu trabalho. Sou educadora e é sempre muito bom ver coisas tão bonitas, crianças felizes e se desenvolvendo integralmente.

Anônimo disse...

Adorei o blog...parabéns

Anônimo disse...

Olá!!vou trabalhar com o bercário2 e será uma nova experiência para mim adorei as dicas . parabéns!!

Anônimo disse...

mt bom!!!

Anônimo disse...

This piece of writing presents clear idea in support of the new viewers of blogging, that really
how to do blogging.

my blog post - I agree with that

Anônimo disse...

Parabéns, esta tudo muiti lindo!

Rita de Cassía disse...

Amo de mais seu blog por isso quero contribuir com esse material para enrriquece-lo ainda mais.




Planos de aula (Primeiro dia na escola)

Plano de aula semana da adaptação

Plano de aula semanal educação infantil


Projeto adaptação escolar educação infantil

Adaptação escolar para a educação infantil


Mural escolar para o primeiro dia

Mural para o primeiro dia de aula

Mural variado volta as aulas

Anônimo disse...

adorei as atividades!! o planejamento muito bem elaborado parabéns

Anônimo disse...

Amei tds ideias, seu blog está de parabéns.
O planejamento sensacional .

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...