quarta-feira, 11 de maio de 2011

Descobrindo as sensações no Berçário 2


Colocamos na parede esse tapete das sensações para os alunos explorarem, às vezes colocamos no chão para eles manusearem. São feitos com recursos bem simples...

Algodão...
Palha...
Esponja...
Rolinho de papel higiênico cortado pela metade...
Pratinhos descartáveis...
Tecidos.
Alunos brincando com massinha de modelar caseira.

O berçário é o lugar de cuidado, de estímulo, de convivência e de educação. O objetivo principal é ajudar a criança a crescer, a se desenvolver e a se constituir como pessoa. Por isso, nos preocupamos em criar um ambiente agradável, seguro, aconchegante e estimulante que garanta ao bebê bem estar físico e emocional.
Neste espaço eles são estimulados a engatinhar, a caminhar, a correr, a conhecer seu corpo, identificar brinquedos, objetos e pessoas e, pouco a pouco, realizar conquistas motoras. Inseri-los nas tradições culturais também é nossa preocupação, assim como o contato com a música, a literatura e a arte.
Participar de atividades em que entram em contato com as características do nosso ambiente físico, ou seja, descobrem sensações, texturas, formas e tamanhos explorando tintas, melecas, areia, água e objetos como caixas e tecidos.
O afeto da educadora é que permitirá a criança desenvolver o sentimento da confiança e a tranquilidade necessária para explorar as coisas que lhe são oferecidas. A rotina é entendida como organizadora do trabalho, pois articula nossas intenções pedagógicas com as diferentes necessidades da criança durante o dia.
Assim, o Berçário é um espaço organizado para ajudar as crianças a se desenvolverem em um ambiente de afeto, respeito, segurança e estímulo, proporcionando as situações necessárias para a aprendizagem e a socialização tão importantes nesta fase da vida.
É um espaço repleto de realizações e muitas conquistas!!!!!!

3 comentários:

Danielle disse...

PARABENS PELO BLOG...FICO FELIZ EM TE-LOS COMO AMIGOS DA EDUCAÇÃO!!!

Anônimo disse...

Parabens,achei o seu blog divino!gostaria de mais atividades como estas que fazem todos felizes.

Leonete araujo de medeiros leal disse...

Pesquisando sobre aulas lúdicas,encontrei seu blog,gostei bastante das suas ideias.

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...