sábado, 4 de fevereiro de 2012

Características da criança de 2 a 3 anos - MATERNAL 1

Bem... aquecendo as turbinas para o retorno ao trabalho, depois de uma licença maternidade de 6 meses (que foi maravilhosa)... mas com muita vontade de voltar e rever colegas e alunos, estou com muitas saudades. Neste ano vou trabalhar com muito prazer em uma turma de Maternal 1 e estou aproveitando estes últimos dias que restam para me preparar para a volta, organizando materias de estudo e de trabalho com os pimpolhos e também me ornizando com os meus filhos. Vai ser um desafio e tanto, mas eu amo muito tudo isso...

 

Com isso, organizei algumas ideias sobre a faixa etária de Maternal 1 que podem ajudar professores e pais.

 

MATERNAL 1 - características da criança de 2 e 3 anos

A
criança nessa faixa etária explora o mundo ao seu redor através do proprio corpo, vivenciando situações complexas de exploração do espaço. Ela está em amplo desenvolvimento e utiliza todas as possibilidades que lhe são oferecidas.Ela não para: sobe, desce, pula, entra e sai de pequenos lugares, desenvolvendo assim a noção de espaço e tempo.
Nessa faixa etária de 2 e 3 anos, acontece o período pré-operacional, onde a criança age intensamente sobre os objetos, buscando construir conceitos através de experiências com o meio físico e social e construindo o conhecimento do mundo em que vive.
As atividades abaixo favorecem o desenvolvimento da criança de 2 e 3 anos:
.brincar com bonecos articulados e desmontáveis
.situações rítmicas
.relaxamento espontâneo
.situações de equilíbrio
.rolar
.virar cambalhota
.arremessar e parar uma bola
.arrastar e puxar objetos
Essas atividades são extremamente agradáveis para a criança e irão desenvolver sua percepção, habilidades motoras, atenção, memória e linguagem.
O interesse do momento é que seleciona a escolha da atividade.Sua concentração é pequena e está ligada ao grupo.
As atividades necessitam ser livres (orientadas, não dirigidas) e baseadas em experiências e vivências com o próprio corpo. O espaço deve ser amplo e o uso de material concreto constante.
O professor deve ser o elemento de ligação e o ponto de apoio da criança, dando-lhe oportunidade de aumentar seu domínio em relação ao ambiente, relacionar-se com outras crianças, sair da sala para outros locais.
O egocentrismo é característica nessa fase, e é aos poucos que iniciará a tolerância social perante outras crianças. A área afetiva deverá ser bastante evidenciada.
As atividades devem ser brincadeiras cativantes, planejadas cuidadosamente, para que contemplem conquistas da criança na construção do seu conhecimento.
Sugestões de atividades:
.caixa de papelão do tamanho da criança para brincar de entrar e sair de dentro das caixas;
.trabalhar noções de espaço;
.brincar de trenzinho, enfileirando as caixas;
.guardar objetos nas caixas de acordo com noções de volume e tamanho.
A sua linguagem está se estruturando, é articulada, num primeiro momento com trocas e/ou omissões. É importante que a criança ouça as palavras corretamente e tenha vivência significativa do seu uso. Nomeia pessoas e animais ainda com termos próprios e utiliza pequenas frases através do monólogo.
A criança gosta muito de ajudar através de pequenas tarefas imediatas. Já domina movimentos bimanuais.
Sugestões de atividades:
.manusear argila;
.pintar com as mãos;
.construir;
.encaixar;
.enfileirar;
.enfiar contas ou macarrão em barbante ou lã;
.rasgar e amassar papéis;
.colorir e rabiscar com lápis de cera grosso;
.falar nomes de pessoas e objetos;
.movimentos corporais relacionados a cantigas e histórias.


9 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito das dicas,pois sou professora de educação física e estou começando a trabalhar em uma escolinha com crianças de 2 à 5 anos.Muito me ajudou. Algumas das atividades que colocou aqui eu jah fiz, mas me sentio mais segura vendo que sáõ ideiais. obrigada e parabéns!!!

jamile disse...

amei todas as dicas,que Deus te abençõe!

Anônimo disse...

muito bom seu blog.sempre que preciso recorro á ele. PARABENS;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

Anônimo disse...

Obrigada pelas dicas, serão úteis para aplicar até mesmo com meu sobrinho!

Anônimo disse...

Oi! Preciso muito tirar uma dúvida. Minha filha fará 2 ano em abril de 2013, e em razão da idade de corte irá para o maternal em 2013 com crianças que já farão 3 anos em maio. Você pela sua experiência profissional acredita que isso pode trazer algum problema para o desenvolvimento dela? Estou muito apreensiva pq olhando todos brincando juntos (ela está no Berçário II- A e os mais velhos no Berçãrio II-B) ela parece muito menos esperta que os demais... Por favor me ajude! Se puder me manda um e-mail para babivasconcellos@hotmail.com

OBRIGADA!

Anônimo disse...

boa tarde! estou començado o curso de magisterio. meu primeiro tabalho e observar uma criança assistindo um filme ou desenho e fazer comentarios . como faço isto tenho uma filha que muito esperta ela comenta varios desenhos , filmes o que devo comentar de mais importate.

Gisele felipe da Silva de Oliveira disse...

Muito interessante, gostei muito das sugestões! Sou mãe de primeira viajem.. ai já viu, nem sei brincar direito com o meu pequeno. Ajudou muito! Parabéns pelo blog!

Rita de Cassía disse...



Seu blog é muito fofo eu adoro ele e sou sua fã





Pesquisas relacionadas:

SUGESTÕES E CARTÕES DE NATAL

Cartões de natal para colorir

Sugestões de atividades para o natal


DESENHOS PARA COLORIR NATAL

Desenhos para colorir natal

Desenhos para colorir natal Evangélico


ATIVIDADES SOBRE O NATAL

Atividades para o natal de alfabetização

Atividades para o natal educação infantil

Atividades para o natal ensino fundamental

Atividades para o natal de artes


Anônimo disse...

Amei os projetos as atividades,enfim tudo é muito interessante e como não tenho nenhum blog, gostaria de receber por e-mail sugestões e novidades.. Obrigada Professora Maria Goreti..

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...