segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Atividades para Berçário

Olá, queridas colegas!
Muita gente pediu e então estou postando sugestões para trabalhar com o Berçário, são ideias maravilhosas que encontrei no blog Gente Miúda.
Espero que gostem!


Amigo Fantoche
Conforme a visão do bebê melhora, ele passa a ver claramente objetos a distâncias maiores. Para trabalhar sua capacidade de focalizar e de rastrear, tenha um fantoche à mão na hora da comida, da troca da fralda ou da brincadeira. Você vai trabalhar:  Desenvolvimento da linguagem, Interação social, Acuidade visual.

Materiais: Meia branca limpa, Canetas hidrocor.

Modo de fazer

1. Use as canetas hidrocor para desenhar olhos, sobrancelhas, nariz e ouvidos nos “dedões” das meias. Use a parte dos calcanhares para desenhar a boca e a língua vermelha. 2. Coloque o bebê no colo, na mesa de trocar ou na cadeirinha. 3. Coloque um dos fantoches feitos de meia na sua mão e comece a cantar, recitar versinhos ou apenas conversar. Coloque o segundo fantoche na outra mão para uma diversão dobrada.



Fantoche de Meia 2

Materiais: Meias Velhas, Restos de Lã, Papelão, Olhos móveis (alternativa: costurar os olhos com lã), Tecido ou Papel Vermelho, Agulha, Cola, Tesoura
Como que faz: Recorte no Papelão uma forma oval, que caiba dentro da “sola” da meia e dobre-a ao meio. Insira o papelão recortado na meia, fazendo com que um lado fique na ponta e a outra no calcanhar da meia. Isso será a boca móvel. Depois de testar se cabe na meia, afixe com cola. Coloque a mão dentro da meia e mova a boca do fantoche. Em seguida recorte um pedaço do tecido ou papel vermelho e cole na boca do boneco. Recorte alguns fios de lã e costure os na cabeça do boneco para criar o cabelo. Use a criatividade para enfeitá-lo. Costure ou cole os olhos. Se desejar, use uma bolinha de tecido ou mesmo lã para fazer o narizinho do fantoche. Agora só falta deixar secar e prontos estão os fantoches para os seus filhos se divertirem criando as próprias histórias e para você usar para ilustrar as histórias contadas. As crianças adoram!

Rolando
Um bebê precisa de meses para obter controle absoluto sobre os seus movimentos, mas você poderá ajudá-lo nessas primeiras semanas brincando de Rolando. Por volta dos 4 ou 6 meses, os bebês já conseguem girar sobre seus corpos. Com esta atividade você vai trabalhar a direção, locomoção, Controle motor.

Materiais: Cobertor ou toalha macia, Superfície macia no chão, colchão.

Modo de fazer: 1. Coloque um cobertor ou uma toalha macia sobre uma superfície também macia. 2. Deite o bebê com a barriguinha para baixo sobre o cobertor. 3. Pegue um dos lados do cobertor e levante-o devagar, fazendo com que o bebê se incline para um dos lados. 4. Continue rolando suavemente o bebê e conversando com ele no processo. Use as suas mãos para apoiá-lo conforme ele se vira. 5. Quando o bebê tiver rolado completamente, mostre-lhe a sua alegria. 6. Repita até que o bebê se canse da brincadeira.
Segurança: Certifique-se de fazer movimentos lentos e de manter as mãos no bebê para que ele não role rápido demais e se machuque.


Chapéu Divertido
Quando você introduzir o jogo Chapéu Divertido, seu bebê estará quase acostumado a reconhecer rostos. Você não conseguirá enganá-lo por muito mais tempo, mas ele se divertirá tirando e colocando o chapéu de volta. Com esta atividade você vai lidar com a ansiedade causada pelo novo, Constância do objeto (um objeto permanece o mesmo, ainda que alterado) e Interação social.

Materiais: Variedade de chapéus, Cadeirinha para crianças, Sua cabeça e suas mãos

Modo de fazer: 1. Pegue os vários chapéus da casa ou compre alguns chapéus baratos em lojas baratas ou especializadas em festas. Procure incluir bonés, toucas de lã, chapéus de bombeiro, de palhaço, de cozinheiro, uma boina, chapéus que cubram as orelhas, ou um chapéu chique com penas de aves. (Não inclua máscaras no jogo, elas tendem a assustar bebês pequeninos.)

2. Coloque o bebê em sua cadeirinha e coloque a cadeirinha no chão. Sente-se em frente dele.

3. Coloque o primeiro chapéu em sua cabeça e faça uma cara engraçada, ao mesmo tempo em que diz alguma coisa interessante, tal como, “Olhe para mim!” ou “Veja, eu sou um bombeiro!”

4. Incline-se para o bebê para que ele consiga segurar e tirar o chapéu, ou tire você mesma.

5. Repita várias vezes com o mesmo chapéu antes de pegar outro.

Segurança: Algumas vezes, os bebês se assustam quando a aparência das pessoas muda. Se o bebê começar a ficar assustado, coloque e tire o chapéu rapidamente e mostre que você ainda é a Mamãe/Papai. Se ele continuar assustado, deixe para fazer o jogo mais tarde, em outra ocasião.

Abra e Feche
Durante vários meses, após o nascimento do bebê, ele tem o reflexo de agarrar objetos com a palma da mão, mas apresenta dificuldade para soltá-los. Esse jogo ajudará os bebês a conseguirem total controle das mãos e do reflexo de agarrar. Você vai trabalhar o Desenvolvimento motor fino e o Controle fino dos músculos.

Materiais: Brinquedos de tamanho médio, fáceis de serem agarrados pelo bebê, tais como chocalhos, bichinhos de pelúcia, mordedores, blocos, e assim por diante. Mesa ou cadeirão.

Modo de fazer: 1. Pegue vários brinquedos que possam ser agarrados e que caibam nas mãos do bebê. 2. Coloque o bebê no seu colo, perto da mesa ou do cadeirão. 3. Coloque um brinquedo perto do bebê, de modo que ele precise se esticar um pouquinho para alcançá-lo. 4. Estimule-o a pegar o brinquedo. 5. Depois de ele ter conseguido pegar o brinquedo e de ter se divertido um pouquinho, separe os dedinhos gentilmente e retire o brinquedo. 6. Coloque o brinquedo de volta na mesa. 7. Enquanto as mãos do bebê estão livres, cante a seguinte canção ao mesmo tempo em que abre, fecha e bate palmas com as mãozinhas.

Abra e Feche
Abra e feche, abra e feche,
Bata uma palminha!
Abra e feche, abra e feche
Coloque no colinho!

Segurança: Já que, com certeza, nessa fase os bebês levam à boca todos os brinquedos, certifique-se de que os brinquedos estejam limpos e não tenham nenhuma ponta afiada ou partes pequenas que possam se soltar e fazer com que ele engasgue.

 
Serra-Serrador
Em breve, o bebê perderá dois dos reflexos que tinha à época do nascimento – o reflexo de agarrar e o “reflexo de boneca” (ou seja, abrir os olhos quando se senta) – e ganhará maior controle de seus movimentos. Enquanto ainda os tem, brinque com ele de Serra-Serrador para aproveitar esses reflexos! Você vai trabalhar: Antecipação e surpresa, Agarrar, Controle da cabeça e do pescoço e Interação social.

Materiais: Superfície macia e não escorregadia, Suas mãos

Modo de fazer: 1. Deite o bebê em uma superfície macia e não escorregadia, um carpete, por exemplo. 2. Sente-se de frente para ele, perto dos seus pezinhos. 3. Coloque os polegares nas palmas das mãos do bebê e deixe que ele os agarre. Conforme ele segura os polegares, “enrole” seus dedos ao redor da parte de trás das mãos do bebê. 4. Bem devagarzinho, puxe o bebê até que ele esteja sentado e cante: “Serra-Serrador”. 5. Dê um tempinho para o bebê apreciar a sua expressão de felicidade e para aproveitar a brincadeira, depois, recomece.
Segurança: Certifique-se de segurar firmemente as mão do bebê para o caso de ele largá-las. Faça os movimentos vagarosamente para não machucar o pescocinho dele.


Read more: http://www.pragentemiuda.org/2010/10/dicas-de-atividades-para-bebes.html#ixzz2KfWIsqpA

16 comentários:

vera disse...

preciso de mais projetos para berçario I e II me envie por favor

Anônimo disse...

Olá! meu nome é Paula, sou professora da etapa 1 da E.M.E.I Mario Quintana, em Uruguaiana, RS. Adorei o blog, se alguém quiser me add para trocarmos idéias,meu email é oliveira5paula@hotmail.com.

Anônimo disse...

poderia ter mais atividades

Anônimo disse...

Adorei as atividades mencionadas.Foi muito útil para mim.

Anônimo disse...

adorei o blog sou profe de berçário 2 e uso várias das atividades do mesmo

Anônimo disse...

adorei seu blog, estou praticando algumas atividades e as crianças estão adorando

Anônimo disse...

PROFª Adoreiiiiii suas atividades,
estou brabalhando pela primeira vez no berçario e suas atividades me orientou muito. sempre que tiver outras ideias posta no sue blog que
estarei sempre visualizando.
Parabéns pelo seu blog!

Iria

Viviane Manhaes disse...

Adorei as atividades.

Anônimo disse...

trabalho com crianças do berçário e gostaria de receber sugestões de atividades por email; pbrigado

Anônimo disse...

Olá boa tarde!
Adorei suas dicas para berçário, se puder me passar mais atividades por e-mail eu agradeço. Acabei de terminar pedagogia e sou nova no ramo como dona da escolinha então estou me perdida obg!
e-mail:giselepepita@hotmail.com

Anônimo disse...

Parabéns pelo sue blog, ele é tudo de bom, tiro várias idéias para trabalhar com os meus pequenos.
Que Deus te abençoe sempre.

Anônimo disse...

trabalho na creche e adorei as dicas parabems pelo trabalho

Anônimo disse...

legal vou começar a trabalhar com berçário 1

Rita de Cassía disse...


Você esta de parabéns, seu blog é muito fofo, e ja estou seguindo, veja o meu e minhas atividades se quiser utilizar algo fique a vontade.


Português para a páscoa

Matemática para a pascoa

Atividades para a páscoa

Desenhos para colorir páscoa




Lembrancinhas páscoa imprimir

Enfeites de páscoa

Decoração de páscoa




Cartão de páscoa para imprimir

Modelo cartão de pascoa



Mascaras para páscoa

Mascaras de coelinho

Mascaras de orelha de coelho

LyAOM disse...

Olá Deise, adorei seu trabalho. Sou professora de Ed. Infantil também. Mas tenho dificuldades em colocar o que a atividade desenvolveu ou estimulou na criança, assim como o Parque que desenvolve a coordenação motora ampla e equilíbrio. Você teria algum site que fale sobre isso ou algo pronto. Agradeço e aguardo

LyAOM disse...

Olá Deise, adorei seu trabalho. Sou professora de Ed. Infantil também. Mas tenho dificuldades em colocar o que a atividade desenvolveu ou estimulou na criança, assim como o Parque que desenvolve a coordenação motora ampla e equilíbrio. Você teria algum site que fale sobre isso ou algo pronto. Agradeço e aguardo

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...