sábado, 16 de março de 2013

Projeto adaptação (Maternal 1)


1. Dados de Identificação
1.1 Instituição: Escola Municipal de Educação Infantil Vivendo a Infância.
1.2 Professoras: Deisi, Jacira, Gisele, Andresa e Mara.
1.3 Nível/faixa etária da turma: Maternal 1 (2 a 3 anos)
1.4 Período:
1.5 Duração:

2. Título do projeto: Projeto Adaptação: descobertas, desafios e aprendizado no Maternal 1

3. Justificativa:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante, é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor, transmitindo segurança aos pais e alunos.
Neste contexto, organizamos a recepção aos alunos de uma maneira tranqüila, segura e carinhosa, elaboramos um espaço atraente, com cantos de brinquedos e brincadeiras na sala de aula, afim de a criança já na sua chegada, escolher o que quer brincar despedindo-se mais facilmente de seu familiar. Dessa maneira, propomos um espaço acolhedor, com brinquedos e atividades divertidas e, com muito amor e carinho das educadoras podermos passar por esse período da forma mais agradável possível.

“Marcado por encontros e desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens”. (Luciana Wolker da Silva)

São muitas as novidades na turma de Maternal 1: professoras, sala de aula, colegas novos, banheiro na sala de aula, materiais ao alcance das crianças, processo de retirada das fraldas, etc. Os desafios são muitos e com certeza ocorrerão muitas conquistas neste ano e o período de adaptação será mais um momento de muito aprendizado.

Sendo assim, nós educadoras precisamos estar preparadas, para que esse período seja de total segurança, aconchego e acolhimento para as crianças e suas famílias, pois elas precisam sentir prazer em estar nesse ambiente (novo).


4. Objetivos
4.1 Objetivos de ensino
  • Favorecer um ambiente rico em estímulos, onde a criança poderá conhecer, viver novas experiências, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções livremente;
  • Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
  • Criar um ambiente prazeroso de afeto e segurança;
  • Promover contatos com a linguagem oral e musical;
  • Propiciar um ambiente onde as crianças possam desenvolver sua autonomia de forma saudável e feliz;
  • Proporcionar atividades variadas realizando uma observação dos interesses e necessidades dos alunos para que sejam feitos os registros de cada aluno;
  • Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos;
  • Auxiliar os alunos ao uso do banheiro de forma lúdica e prazerosa, para que sintam segurança e tranqüilidade no abandono das fraldas.

4.2 Objetivos de aprendizagem
  • Recepcionar as crianças e responsáveis em um ambiente alegre;
  •    Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação; 
  •   Desenvolver a autonomia durante as refeições e na escolha dos brinquedos que lhe agradam;
  • Interessar-se por leitura de histórias;
  • Apresentar procedimentos de contato com os livros;
  • Desenvolver a linguagem oral e corporal;
  • Realizar atividades que desenvolvam e estimulem a coordenação motora;
  • Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
  • Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;
  • Desenvolver a percepção visual e auditiva;
  • Desenvolver a motricidade fina e ampla;
  • Promover a integração família e escola;
  • Conhecer a escola, seus espaços, as pessoas que trabalham nela, valorizando-a e reconhecendo-a como um lugar prazeroso e seguro.

5. Conteúdos
5.1 Sócio Afetivo
·        Integração, socialização
·        Comunicação
·        Afetividade (vínculo)
·        Auto-estima
·         Autonomia

5.2 Música
  • Canções variadas

5.3 Movimento
  • Equilíbrio e coordenação:
- Arrastar-se
- Engatinhar
- Andar
- Rolar
- Correr
- Saltar

5.4 Artes Visuais
  • Exploração e manipulação de materiais: giz de quadro, canetões, tintas, etc.

5.5 Linguagem oral e escrita
  • Manuseio de livros;
  • Narração de histórias;
  • Estimulação da fala.

5.6 Natureza e sociedade
  • Conhecimento do corpo.
  • Conhecimento da escola (rotina escolar, espaço físico e funcionários).
  • Manuseio de sucatas.

5.7 Matemática
  • Utilização da contagem oral nas brincadeiras, nas culinárias e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade;
  • Classificação e seriação.
  • Cores

6. Procedimentos/ Atividades
  • Entrega de lembrancinha (sacolinha de EVA com guloseimas) aos alunos no primeiro dia de aula;
  • Histórias narradas.
  • Teatros de fantoches e dedoches.
  • Manuseio de livros.
  • Elaboração dos cantos de brinquedos e brincadeiras: casinha, oficina, leitura, artes e fantasias.
  • Confecção de brinquedos de sucatas: fogão, geladeira, tenda, bambolê de fitas, balanço de bonecas e pista de carrinhos.
  • Exploração dos cantinhos da sala de aula.
  • Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, roda cantada, imitar (movimento corporal, sons).
  • Brincar com boneco de EVA articulado.
  • Jogos: quebra-cabeça, blocos de madeira e de encaixe.
  • Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
  • CD de músicas de vários ritmos.
  • DVD musical.
  • Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, salas de aula, etc.
  • Atividades com tintas, pincel atômico, giz, canetinhas, etc.
  • Confecção das capas para as agendas dos alunos (marquinhas das mãos).
  • Montagem de painel com fotos dos alunos para a sala de aula.
  • Observação de fotos.
  • Manuseio e rasgadura de papéis.
  • Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação.
  • Modelagem de argila e massinha de modelar caseira.
  • Circuito de atividades motoras com cordas, bolas, bambolês e túnel (explorar, brincar, subir, descer).
  • Integração entre as turmas.
  • Atividades para casa: Desenho sobre as férias e maleta mágica.
  • Atividade de interação com as famílias.
  • Conversas diárias na rodinha e em momentos diversos durante a rotina.
  • Culinárias.
  • Piquenique.
  • Brincar com fantasias e pintura facial.

7. Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua, através das observações e registros diários para o acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno, bem como da prática docente das educadoras.

8. Bibliografia
DAVINI, Juliana; FREIRE, Madalena (Org.) Adaptação: pias, educadores e crianças enfrentando mudanças. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1999.
BRASIL, MEC/SEF. Referencial curricular nacional para a educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Fundamental, 1998 (v.3. Conhecimento de mundo).


3 comentários:

Juliane Silva disse...

me ajudou muito!!!!

Joselia Martins disse...

Maravilhoso!!!

Unknown disse...

o projeto é muito bom , a teoria apresenta-se como um conto de fada mas , na maioria das vezes , o que dizemos e registramos no papel fica muito ausente do que fazemos e fazer pedagogico se fragmenta como rochedos com o passar do tempo. parabens pela produção do projeto

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